- Girassol Fotografias
Alunos do curso de jornalismo aproveitaram o dia com chuva e sol para aprimorar suas técnicas em fotografia na cidade histórica de São Francisco do Sul no sábado dia 22. Abaixo making of do professor Robson Souza:

Alunos do curso de jornalismo aproveitaram o dia com chuva e sol para aprimorar suas técnicas em fotografia na cidade histórica de São Francisco do Sul no sábado dia 22. Abaixo making of do professor Robson Souza:
















































Biografia Cristiano Alckmin Mascaro (Catanduva SP 1944). Fotógrafo, arquiteto e professor. Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP, é um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas. Entre seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil. Inicia a carreira fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja, em que permanece por quatro anos. É professor de fotojornalismo da Enfoco Escola de Fotografia, entre 1972 e 1975; dirige o Laboratório de Recursos Áudio-Visuais da FAU/USP, entre 1974 e 1988; e leciona comunicação visual na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, de 1976 a 1986. Titula-se mestre em 1986, com a dissertação O Uso da Fotografia na Intepretação do Espaço Urbano e doutor em 1995, com a tese A Fotografia e a Arquitetura, pela FAU/USP. É autor dos livros A Cidade, 1979; Cristiano Mascaro, As Melhores Fotos, 1989; Luzes da Cidade, 1996, São Paulo, 2000, e O Patrimônio Construído – as 100 mais belas edificações do Brasil, 2003. Recebe o Prêmio Internacional de Fotografia Eugène Atget, em 1984; e a Bolsa Vitae de Fotografia, em 1989.
Fonte perfil: Itaucultural
Antes que vire modismo, como temos visto por aí em todos os eventos de casamento, não se deve esquecer que fotojornalismo é informação. Essa, que quando registramos, capturamos ou ao apertarmos o disparador da câmera na busca da proximidade da realidade vem carregada de conhecimento, seja: técnico, estético, artístico, visual, as mesmas difilcudades que sempre existiram na época da câmera de filme. Fotojornalismo tem sim a preocupação com a estética na imagem, como aquela apontada pelo fotógrafo Cristiano Mascaro, a estética da luminosidade, da composição e no momento exato que acontece o”instante decisivo” de Cartier.
Olhe o vídeo de Cristiano Mascaro.
Definiria fotojornalismo nas palavras de Walter Benjamim sobre a obra de arte. Ser um fotojornalista é ter sua própria “aura” ou estilo produzindo imagens de forma rápida e sem ser mecânico. Fotojornalismo é não cair na reprodutibilidade técnica da obra de arte e sim, conhecer os grandes teóricos e te-los como referência na criação do seu próprio estilo, seja em preto ou branco ou em cor.